Testes mecânicos

Para assegurar a capacidade de carga dos sistemas de caminho de cabos, na norma DIN EN 61537 estão prescritos testes para a carga de trabalho segura (SWL) e definidas as condições da verificação. O laboratório de testes KTS é um projeto próprio da OBO Bettermann e foi, ao longo dos anos, continuamente melhorado e adaptado a novos requisitos e realidades.

Configuração da verificação dos caminhos de cabos

Os sistemas de caminho de cabos são instalados de acordo com a DIN EN 61537 e com a carga a suportar através de um cilindro hidráulico. As deformações daqui resultantes são detetadas pelo sensor automático de posição e documentadas, juntamente com a carga verificada. Se o caminho de cabos suportou a carga, esta é aumentada em um factor de 1,7 para proteger contra uma eventual falha. É também documentada a deformação em relação à carga. Esta verificação deve ser efetuada em três estruturas de teste de cada distância de apoio, para excluir possíveis não linearidades ou desvios.

Com o laboratório de testes KTS são possíveis verificações até 7 t. São possíveis as seguintes distâncias máximas de apoio:

  • até 7 m como estrutura de suporte de dois campos;
  • até 10 m como estrutura de suporte de um campo com braço articulado;
  • até 15 m como estrutura de suporte de um campo sem braço articulado

No laboratório de testes KTS podem ser efetuadas as seguintes verificações, conforme DIN EN 61537:

  • Testes da carga de trabalho segura de comprimentos de caminhos de cabos, instalados em sentido horizontal com várias distâncias de apoio;
  • Testes da carga de trabalho segura de comprimentos de caminhos de cabos, instalados em sentido horizontal com uma única distância de apoio;
  • Verificação de cargas de trabalho seguras (SWL) de consolas;
  • Verificação de cargas de trabalho seguras (SWL) de pendurais.