A aquisição de um sistema fotovoltaico está sempre associada a investimentos elevados que devem ser amortizados o mais rapidamente possível. Assim sendo, a sua disponibilidade contínua é ainda mais importante.
O que deve ter em conta relativamente à temática de sistemas fotovoltaicos? Uma vez que os sistemas fotovoltaicos são instalados sobre o telhado ou em espaço aberto, estão particularmente expostos a descargas atmosféricas e sobretensões. Se o sistema fotovoltaico for danificado, o rendimento perde-se durante o período da reparação. Além disso, implicará custos adicionais, por exemplo, com a substituição do inversor. Com a OBO joga sempre pelo seguro: providenciamos soluções de sistema abrangentes para proteger o seu sistema fotovoltaico contra descargas atmosféricas e danos causados por sobretensões.

Um resumo das suas vantagens

  • Sistema completo para quase todos os requisitos eletrotécnicos de um sistema fotovoltaico
  • Soluções de sistema para instalações rápidas e permanentemente seguras
  • Apoio personalizado para a instalação e o funcionamento de soluções de sistemas fotovoltaicos
  • Muitos anos de experiência e competência no que concerne à proteção e ao abastecimento de sistemas fotovoltaicos
  • Formações abrangentes e práticas em sistemas fotovoltaicos
  • Guias de instalação e planeamento bem fundamentados
  • Segurança do investimento e segurança jurídica
 

Acesso rápido

 

Soluções para sistemas

Sistemas em telhado inclinado

A maior parte dos sistemas em telhado inclinado são montados no telhado de uma casa existente. O instalador fixa os módulos fotovoltaicos às telhas por meio de ganchos de telhado, calhas de montagem e abraçadeiras metálicas para módulos. 

Sistemas em telhado plano

Os sistemas fotovoltaicos podem ser posicionados não só em telhados inclinados, mas também em telhados planos. A vantagem aqui: os módulos fotovoltaicos podem ser montados independentemente de uma orientação específica do telhado.

Sistemas em espaço aberto

Sistemas fotovoltaicos em espaço aberto refere-se à montagem de módulos fotovoltaicos em grandes áreas agrícolas não utilizadas – em contraste com a montagem comum em telhados. Os sistemas fotovoltaicos em espaços abertos podem gerar rendimentos mais elevados em condições favoráveis. 

 

Não importa o tipo de sistema fotovoltaico que pretende implementar: na OBO encontra as soluções de sistema adequadas para as seguintes áreas de competência:

 
 

FAQs

Que medidas devo tomar para a proteção de sistemas fotovoltaicos?

A DIN VDE 0100-712 estipula que deve ser afixada uma placa de aviso normalizada no ponto de transferência do sistema elétrico (caixa de ligação da residência ou quadro principal). A placa de aviso é também conhecida sob a designação de placa para bombeiros e ajuda estes a reconhecerem o sistema fotovoltaico. Assim, as medidas de extinção são executadas sob observância das distâncias de segurança conforme a DIN VDE 0312.  Além disso, certifique-se da instalação segura dos cabos DC. Estes devem ser instalados de forma segura contra danos no isolamento, para garantir o salvamento seguro de pessoas em caso de incêndio. De acordo com a VDE-AR-2100-712, a proteção deve ser assegurada por uma divisória adequada ou por um ducto de proteção contra incêndios, como o PYROLINE® Sun PV.

O que necessito para a proteção exterior contra descargas atmosféricas de sistemas fotovoltaicos em telhado?

Acima de tudo: um bom planeamento. Adicionalmente são necessários para uma proteção externa fiável contra descargas atmosféricas de sistemas fotovoltaicos: condutores redondos (cabos) ou condutores planos (fitas), blocos de assentamento, hastes captoras, conectores, suportes, peças de expansão e outros componentes relevantes para o sistema. Pode consultar mais informações sobre a proteção externa contra descargas atmosféricas de sistemas fotovoltaicos aqui.

Como instalo uma proteção exterior contra descargas atmosféricas em combinação com um sistema fotovoltaico?

Certifique-se de que inclui o sistema fotovoltaico no planeamento do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, para garantir que este não faça sombra ao sistema fotovoltaico, caso contrário o rendimento pode ser reduzido.  A instalação propriamente dita é feita como em qualquer outro sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

Como mantenho as distâncias de separação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas num sistema fotovoltaico?

As distâncias de separação para o sistema de proteção contra descargas atmosféricas são determinadas de acordo com a VDE 0185-305-3. Se estas distâncias não puderem ser mantidas com um sistema de proteção contra descargas atmosféricas convencional, a distância de separação pode ser reduzida até 90 cm, através do uso dos diferentes cabos isCon da OBO. Pode consultar mais informações sobre o nosso sistema isCon aqui.

Que opções tenho de alívio de tensão na instalação vertical de cabos num sistema fotovoltaico?

Existem diferentes formas de tornar o abastecimento na vertical seguro. Contudo, como princípio geral, cabos ou linhas devem ser fixados em intervalos através de medidas adequadas, logo que o seu tipo de instalação não seja suportado em toda a sua extensão.

Sistemas de escadas verticais são a solução ideal para a instalação na vertical. Outra opção é a instalação diretamente na parede. Perfis com as respetivas abraçadeiras são fixados diretamente à parede ou a uma estrutura em aço.

Como protejo de forma ideal o inversor num sistema fotovoltaico?

Para proteger de forma ideal o inversor do sistema fotovoltaico, deve ser sempre utilizado um descarregador de sobretensões no lado DC. No lado AC, deve ser utilizado pelo menos um descarregador de sobretensões no ponto de alimentação do sistema elétrico. Se o inversor estiver distanciado a mais de 10 m de comprimento do cabo do ponto de alimentação, a proteção contra sobretensões deve ser repetida imediatamente antes do inversor no lado AC.

Num sistema elétrico com um sistema externo de proteção contra descargas, deve ser sempre utilizado um descarregador do tipo 1(+2) no lado AC. No lado DC é necessário um descarregador do tipo 1(+2), se o sistema fotovoltaico estiver galvanicamente integrado no sistema externo de proteção contra descargas. Em todos os outros casos, os SPDs do tipo 2 são suficientes.

Como faço para passar cabos na área das vias de evacuação e saídas de emergência num sistema fotovoltaico?

Se as instalações estiverem localizadas em vias de evacuação e saídas de emergência, os cabos fotovoltaicos de DC devem ser instalados encapsulados. Os requisitos de construção podem ser encontrados nas normas regulamentares de construção.

O ducto de proteção contra incêndios PYROLINE® Sun PV é a solução ideal para a instalação protegida contra incêndios de cabos fotovoltaicos de tensão contínua. Este ducto preenche os requisitos estabelecidos para ductos I, pela DIN 4102 parte 11, relativa à instalação de cabos em vias de evacuação e saídas de emergência. Além disso, está em conformidade com os requisitos da VDE AR 2100-712. O ducto consiste em placas de proteção contra incêndios (não combustíveis, classe de material de construção A1) feitas de betão leve com fibra de vidro resistente a água e geadas e pode, por isso, ser instalado no exterior.

 

Apoio

 

Requisitos

Assumir a responsabilidade, proteger o sistema.

Para a instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas para um sistema fotovoltaico, é necessário cumprir um grande número de normas e regulamentos. O instalador do sistema fotovoltaico é responsável pelo seu correto cumprimento durante mais de 30 anos. Para além disso, existem requisitos das seguradoras.

A empresa especializada que instala um sistema elétrico está legalmente obrigada a entregar o mesmo em perfeitas condições.

Responsabilidade do operador

Devido à alimentação da energia produzida, quase todos os sistemas fotovoltaicos estão sujeitos aos requisitos de uma utilização industrial. De acordo com o regulamento de prevenção de acidentes BGV A3, o operador do sistema é obrigado mandar solicitar a manutenção, verificação e reparação profissional do sistema. 

Estas verificações regulares dos componentes elétricos do sistema devem ser efetuadas por um eletricista qualificado. 

Normas relevantes

Configuração de sistemas de baixa tensão
> DIN VDE 0100-100 (IEC 60364-1)
> DIN VDE 0100-534 (IEC 60364-5-53)
> DIN VDE 0100-410 (IEC 60364-4-41)
> DIN VDE 0100-443 (IEC 60364-4-44)
> DIN EN 60664-1 (IEC 60664-1)

Teste de colocação em funcionamento e documentação
> VDE 0100-600 (IEC 60364-6)
> VDE 0105-100 (EN 50110-1)

Requisitos para sistemas de energia fotovoltaica
> DIN VDE 0100-712 (IEC 60364-7-712)
> DIN EN 62446 (IEC 62446)
> DIN CLC/TS 61643-12 (IEC 61643-12)
> DIN CLC/TS 50539-12 (CLC/TS 51643-32, IEC 61643-32)
> VDE 0185-305-3 Adenda 5

Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e sistemas de ligação à terra
> DIN EN 62305-1 a -4 (IEC 62305-1 a -4)
> Requisitos adicionais locais (por ex., normas regulamentares de construção na Alemanha)
> DIN 18014
> DIN VDE 0100-540 (IEC 60364-5-54)

Proteção contra incêndios na área de sistemas fotovoltaicos
> VDE-AR-E 2100-712

Regulamentos de construção
> EN 13501-1/-2, DIN 4102-1/-2 Regulamentos sobre inflamabilidade de materiais e produtos de construção
> Os regulamentos de construção nacionais ou regionais devem ser considerados no que respeita às aplicações de produtos de construção. Estes incluem, por ex., as normas regulamentares de construção, na Alemanha, os regulamentos VKF na Suíça e as diretrizes OIB na Áustria.

Esta lista não pretende ser exaustiva! Tenha também em atenção os respetivos requisitos locais e legais.

Não tem a certeza das medidas que deve tomar para a proteção do seu sistema fotovoltaico? Então o nosso gráfico que o orienta, passo a passo, para as medidas de proteção adequadas irá certamente ajudá-lo. 

 

Opção de contacto

O seu contacto direto na OBO sobre o tema de sistemas fotovoltaicos

Luís Pinto

Departamento Técnico Norte

+351 219 253 220pinto.luis@obo.pt

Também pode utilizar o nosso formulário de contacto

Saudação

* Dados obrigatórios

Tem toda a liberdade para entrar em contacto connosco, através deste formulário ou para utilizar outros meios de contacto. Se desejar fazer uso desta opção, solicitamos nos campos obrigatórios apenas os dados que normalmente poderiam estar incluídos na sua assinatura de e-mail e que sabemos, perante a nossa experiência, que são necessários para responder ao seu pedido apropriadamente. Além disso, é livre de fornecer informações adicionais, as quais podem ser úteis para uma abordagem personalizada e para respondermos adequadamente ao seu pedido. Os detalhes do tratamento de dados por parte da OBO podem ser consultados na nossa política de privacidade.