Central termoelétrica de hulha Hamm-Uentrop
65 000 metros de caminhos de cabos tipo escada na central termoelétrica
Descrição do projeto
Esta será uma das mais modernas centrais termoelétricas em todo o mundo. Em Hamm-Uentrop, a RWE Power AG amplia a sua fábrica já existente, com os blocos D e E. Os dois blocos substituem os blocos de 160 Megawatt, colocados em funcionamento no início dos anos 60. A potência total das duas novas unidades de carvão irá alcançar uma capacidade dez vezes maior – 1.600 Megawatt. Assim, a instalação será significativamente mais eficiente que as suas predecessoras. Para criar a mesma quantidade de energia, necessita de 20% menos de carvão.
Que tipo de requisitos existiram durante a construção?
Para que o sistema possa funcionar na perfeição, é necessária a condução de inúmeros cabos de energia e outros através dos blocos. Por conseguinte, a OBO está atualmente a instalar Sistemas de caminho de cabos no bloco E, nas instalações auxiliares e nos edifícios de subestações para os blocos E e D. Estão previstos cerca de 65 000 metros de caminhos de cabos tipo escada e 7 000 metros de escadas verticais, que a OBO irá fornecer à Hamm-Uentrop. Este número pode no entanto aumentar significativamente, visto que o concurso para o equipamento dos sistemas de caldeira ainda continuam em aberto.
No total, as novas instalações irão representar um volume de investimento na ordem dos dois mil milhões de euros. Além da RWE Power, estão envolvidos 23 parceiros que dispõem de capacidades de produção própria através de cooperação. Os novos blocos devem, tal como a central termoelétrica existente, ser operados com carvão e coque de petróleo. Coque de petróleo é um resíduo da indústria do óleo mineral, rico em carbono, cujo elevado poder calorífico é utilizado há décadas em centrais termoelétricas.

